sábado, 2 de outubro de 2010

Um coração em cada porto...

Sou andante. 
De dois em dois anos não sei se é a vida por si mesma, ou eu que inconscientemente dou um jeitinho de mudar meu porto. Fato é que desde que me formei, não tenho parada por muito tempo. Vivo de andanças, vivo fazendo e desfazendo malas. Cansa, é verdade. Sinto falta de me sentir segura, mas a força do vento sempre sopra mais forte dentro de mim. Corro um sério risco de não ter nada na vida, se a vida for avaliada em grau de  estabilidade e em bens materiais. Às vezes até me bate um desespero: será que sempre vou estar na corda bamba? Geralmente é uma cobrança muito mais externa do que interna. Não que eu não queira ter minhas coisas, aliás já tive tantas vezes, e sei que é muito bom ter dinheiro e conforto.


Mas a verdade é que existe uma outra chama que aquece meu coração. É a chama de conhecer novos lugares, de estar sempre vivendo o novo. Ah, só quem tem alma de viajante e que prova o gosto do vento no rosto, de dormir em um canto do país e acordar no outro extremo sabe o que não tem preço. Nada paga. 


Essa satisfação aumenta demais quando ainda por cima você conhece um monte de gente bacana. Gente que passa meses na sua vida, semanas até, e marcam sua vida pra sempre. Você sempre vai lembrar daquele momento de cumplicidade, de sorrisos, de apoio, de reconhecimento. Há pessoas que sei que não verei nunca mais. Que tiveram seu tempo demarcado na minha vida com começo e fim, e que nem precisariam de nenhum segundo a mais para se tornarem especiais na minha história.


Fora os que vem e vão, ainda há aqueles que há mais de década estão na minha vida. Nos falamos quase totalmente pela internet, demoramos meses para nos encontrarmos. Mas sabemos que nossos corações estão sempre unidos, não é preciso olhar no olho pra saber.


Já deixei meu coração em cada porto e às vezes me despedaço de saudades, porque todas essas pessoas e todos esses portos por onde passei são a minha maior riqueza. Viver, experimentar, viajar, conhecer, desbravar. Recomendo. Você inevitavelmente deixa o coração em cada porto. Mas ganha sempre muitos outros em troca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário