sexta-feira, 10 de outubro de 2008

De olhos bem abertos

Seguido eu perco minhas coisas, sou uma pessoa extremamente esquecida. E é incrível como são as menores coisas que perco, que me fazem me irritar em poucos segundos. Principalmente quando há poucos segundos eu estava com a tal coisa na mão ou ao alcance dos meus olhos. É assim com canetas, a escova de cabelo, as havaianas que estavam no meu pé agora mesmo!

Estou arrumando o cabelo, na cômoda a minha frente, a escova e o prendedor. Pego a escova, escovo o cabelo, me distraio com alguma coisa e pronto...o prendedor evaporou....dou voltas pelo quarto, pela casa inteira, olho para os lugares mais impensáveis, reviro tudo e nesse momento já to xingando até o Papa, coitado, que não tem nada a ver com a história. Mas porque diabos meu prendedor sumiu tão misteriosamente? Olho, olho e simplesmente não vejo.
Claro que não preciso dizer que sempre encontro o que perdi no lugar mais idiota, mais na cara que poderia existir. O que dá mais raiva. Como é que não vi...só faltou me morder...

Fico pensando em como a vida é bem desse jeitinho. Muitas vezes estamos passando por uma situação desconfortável, ou que não concordamos, que não nos faz feliz, que sentimos por dentro nos faz sentir que estamos perdidos. Mas, não raro, mesmo que incomode, que nos deixe ansiosos por um não sei quê, inventamos mil desculpas para nós mesmos, na tentativa de nos convencermos que tudo está bem, que tudo pode se resolver por conta, sem nos enfrentarmos.

Também há aquelas situações em que simplesmente vemos a realidade de forma totalmente nossa. O mundo vê diferente, mas nós insistimos que há algo errado na nossa vida, que algo, sim, nos incomoda, que as coisas não estão bem. Mas se pararmos e ajustarmos os óculos, veremos que no fundo tudo vai bem e paciência é o bastante em nosso caso, para que o que falta aconteça. Definitivamente não estamos em situação de vida ou morte como defendemos dentro de nós, como reclamamos todos os dias.
Nos dois casos, certamente cada um tem seus motivos, mas é bem bom se tivermos a maturidade de analisar se estamos vendo com os olhos limpos e abertos. É preciso reconhecer quando algo tem que mudar: caso nossas dificuldades e insatisfações sejam reais. E é preciso coragem para assumi-las e enxergá-las bem ali, no nosso focinho, como um prendedor de cabelo que estava perdido...É preciso ajustar o foco, e, se preciso, usar um bom óculos amigo, daqueles que nos dão as dicas para poder enxergar melhor.

Agora, também temos que aprender a ver quando estamos com mania de desculpas...meu trabalho não é bom porque meu chefe me trata mal, eu não tenho dinheiro porque ganho pouco, eu não sou feliz porque não tenho muitas coisas que queria ter. Bom, nesse caso, acorda. Se teu chefe te trata muito, muito mal, processa, é direito por lei. Mas será que ele é tão monstro assim? Ou você que às vezes dá uns foras por desatenção e acaba despertando a atenção do chato? Que fique claro, quase todo chefe é chato, eles querem o melhor de você e se você não está a fim, vai deixar brecha para reclamações. Tá sem dinheiro? Ganha pouco? Aposto que tem gente que vive com metade do que você ganha. Cria filhos, sustenta a casa e reclama bem menos.

Caso você esteja inventando desculpas para criar caso, chamar a atenção ou coisa do tipo, meu filho desencana...No fundo tua vida deve ser bem legal e tu não está conseguindo enxergar...

E não pensem que estou escrevendo tudo isso como mera crítica aos outros...Seguido eu me pego cometendo esses enganos no meu dia-a-dia: vendo as coisas piores do que são ou querendo amenizá-las a qualquer custo.

Não somos simples e enxergar os motivos é o mais difícil.

Um comentário:

  1. Samantha...
    Permita-me. Copiar é plágio!
    Como entrou em meus pensamentos?
    Sensacional! Simples.
    Trivial, mas especial!!!!
    Simplesmente SAMANTHA
    Bjo

    ResponderExcluir