quarta-feira, 30 de junho de 2010

Com o tempo eu também aprendo...

Eu sei que tem uma crônica muito famosa que começa com a frase "um dia você aprende". É super bonita. Mas aqui quero falar sobre algumas coisas que eu aprendo e que me surpreendem...eu sei que para os outros parece uma idiotice sem tamanho, mas para mim fiz uma grande, uma enorme descoberta há alguns dias atrás.


Desde muito tempo eu tenho pra mim que gosto muito de levantar cedo. Quando morava em casa, adorava levantar tipo 7 horas da manhã (não sou tão velha a ponto de considerar 5 horas cedo, ainda estou na fase que cedo é 7), sem precisar mesmo, assistir o jornal na Globo, tomar um bom café, bem descansada, já que por 2 anos do ensino médio estudei a tarde. Quando fui pra faculdade o gosto continuou. Eu simplesmente amava levantar cedo, especialmente nos domingos. Ver o sol começando a aquecer a cidade, abrir a janela do quarto, aquela sensação gostosa de olhar pra fora e em meio a uma cidade de 300 mil habitantes ter contato com um pouco de silêncio, ouvir alguns passarinhos perdidos entre os prédios que rodeavam o meu. Eu me encantava com a sensação de um dia novinho começando, acordar tarde era como estar perdendo alguma coisa. Nem sei ao certo de onde herdei isso, já que minha mãe sonha com final de semana pra dormir até meio dia. 


Verdade é que acordar cedo me fazia muito feliz. Depois de um tempo, quando comecei a namorar comecei a acordar um pouco mais tarde. Mas sempre defendi com unhas e dentes o fato de amar acordar cedo. O namoro terminou e eu continuei querendo acordar mais tarde, mas insistindo que meu ideal é levantar cedo, defendendo minha posição de gostar de levantar cedo. Antes de terminar o namoro, quando defendia minha opinião esse ex-namorado sempre contestava. E eu ficava muito brava, onde já se viu alguém contestar que eu gosto de levantar cedo?? eu que sempre amei levantar cedo!!


Atualmente eu trabalho a partir das 8 da manhã. Levanto 6h50 porque caminho quase meia hora pra chegar no trabalho. A idéia de acordar 6h50 da manhã andava me deixando fula da vida e eu não conseguia entender como, se eu gosto tanto de levantar cedo. Até que plim! caiu a ficha! Eu não gosto mais de levantar cedo!!!!! Descobrir isso foi assombroso. Foi contra todo o meu princípio defendido por anos...uma característica que era minha, tão minha! 


Talvez não seja o fato de levantar cedo, mas sim a obrigação de levantar cedo que me incomode. Realmente faria sentido, porque não existe o que eu odeie mais nessa vida do que não ter liberdade, então se levantar cedo é obrigação pela lógica eu não posso gostar. TER que levantar cedo talvez seja a minha irritação.


Comecei a pensar em tudo, desde então. Em como eu era feliz em acordar cedinho, ir na academia, tomar um iogurte saudável, aí já lembrei que não como mais frutas, emendei que não tenho mais horários, resumindo cheguei a conclusão de que minha vida tá um caos. Não que eu esteja infeliz, mas seguido tenho a sensação de que não estou vivendo como gosto. Parece que não tenho mais aquela disposição, organização então, foi pro espaço. E a sensação de estar vivendo bem também anda passando longe dos meus dias. 


Aí bateu uma baita vontade de mudar. Claro que tem preguiça, tem desânimo, tem falta de grana, preocupação, tem tudo pra atrapalhar. 
Mas enquanto eu não tentar, vou continuar com essa sensação de estar simplesmente vivendo de acordo com o que acontece nos meus dias e não de acordo com o que quero que aconteça.